Protesto de caminhoneiros fecha parte do trevo de Capuaba, no ES

G1

Caminhoneiros interditaram parte do trevo de Capuaba, em Vila Velha, na Grande Vitória, na manhã desta quinta-feira (7), em protesto contra a obrigatoriedade do exame toxicológico.

Segundo o vice-presidente do Sindicaçamba, Pedro Bento, o valor do exame é alto e grande parte dos caminhoneiros não têm condições de arcar com as despesas do exame. Além disso, eles reivindicam o aumento do valor do frete local.

“A gente reivindica que a lei também seja em nosso favor, o que não acontece. A questão da lei federal da obrigatoriedade dos exames dá a entender que maioria das pessoas da categoria são alcoólatras, usuários de drogas, mas não são. O que acontece é que eles não têm condições de pagar pelo exame”, justificou.

A manifestação, que conta com cerca de 100 pessoas, segundo a organização, começou às 8h e deve seguir até as 21h, até que um representante do estado chegue ao local para ouvir as reivindicações.

Apesar de se o exame ser exigido por meio de lei federal, os caminhoneiros pedem que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) entre com uma liminar para suspender a obrigatoriedade.

Por meio de nota, o Detran-ES disse que não recebeu nenhuma solicitação, mas que está aberto ao diálogo e pediu que os representantes do movimento façam um contato com o órgão.