Volvo oferece atualização na aerodinâmica do FH para obter mais economia de diesel

DA Agência Transporta Brasil

A Volvo acaba de atualizar seu caminhão mais vendido, e o mais vendido do mercado, para obter ainda mais economia de diesel. A fabricante anunciou um novo pacote aerodinâmico, batizado de Pacote Aero, que oferece novos acessórios e algumas modificações nos caminhões, com resultado de redução de consumo entre 3% e 8%, dependendo do modelo do caminhão e da aplicação.

“O combustível é o principal item da planilha de custos do transporte. Com os preços cada vez mais altos, qualquer redução contribui decisivamente para aumentar a rentabilidade do transportador nesse competitivo ambiente de negócios”, diz Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas da Volvo.

Ele pondera que, quando o transportador gasta menos diesel, ele também reduz suas emissões de gases poluentes e ajuda a preservar o planeta.

Como é o pacote?

O novo leque de configurações e acessórios para os caminhões FH inclui uma opção de entre-eixos menor, para que haja menos distância entre o implemento e a cabine, o que gera menos arrasto. Além disso, estão disponíveis novos defletores de ar laterais, de chassi e de teto, para ajudar o fluxo de ar a percorrer melhor o veículo, reduzindo o atrito e ganhando eficiência. As melhorias aerodinâmicas incluem também o novo spoiler dianteiro, uma extensão do para-choque para direcionar o ar para baixo do veículo e a remoção do para-sol, além do fechamento de frestas.

De acordo com a Volvo, as estimativas de diminuição do consumo são de até 8% para o FH 6×2 (usando relação longa 2,85:1, quando possível), até 5% para o FH 6×4 e até 3% para o FH 4×2. “O Pacote Aero é mais uma contribuição da marca para os transportadores que precisam aumentar sua produtividade e baixar seus custos. É o reforço do foco da Volvo em eficiência energética e do nosso compromisso com a sustentabilidade na cadeia dos transportes”, conclui o executivo da Volvo.

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)